"Quem aumenta seus conhecimentos só aumenta sua tristeza" - Eclesiastes 1:18

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Postagens populares

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013



A profecia de São Malaquias, ou "Profecia dos Papas", é um elenco de 112 frases curtas em latim que indicariam o número de papas, considerada uma premonição atribuída a São Malaquias, bispo de Armagh, que viveu no século 12. A obra prevê que o próximo papa vai ser o último antes da destruição de Roma e do fim da Igreja Católica.

A profecia foi publicada em 1595 pelo histórico beneditino Arnold de Wyon, dentro da sua obra "'Lignum Vitae, Ornamentum et decus Ecclesiae" [A Árvore da Vida, enfeite e decoração da Igreja, na tradução livre].

Segundo a tradição, em 1139 Malaquias foi chamado a Roma pelo papa Inocêncio 2º para ser nomeado bispo e próprio na Cidade Eterna ele teria tido um sonho sobre os futuros papas.

Malaquias relatou sobre a visão através de uma longa sequência de frases obscuras, em um manuscrito intitulado "Prophetia de Summis Pontificibus" [Profecia sobre Supremos Pontífices, na tradução livre].

As frases descrevem as características mais marcantes de todos os papas a partir de Celestino 2º, eleito em 1143. O manuscrito foi então depositado nos arquivos do Vaticano, onde permaneceu esquecido até sua redescoberta em 1590.

De acordo com algumas interpretações da lista, o papa Bento 16 seria o penúltimo pontífice da historia da igreja, que terminaria com um papa descrito como Petrus Romanus [Pedro de Roma, ou Pedro Romano, na tradução livre] cujo pontificado, de acordo com a profecia, vai terminar com a destruição da cidade de Roma, e com o simultâneo fim da igreja e do mundo.

Muitas pessoas, no entanto, incluindo os redatores da última edição da Enciclopédia Católica, argumentam que a profecia é uma farsa do século 16.

As "profecias" teriam sido elaboradas por um falsário italiano, Alfonso Ceccarelli, para tentar influenciar, sem sucesso, os cardeais no conclave de setembro 1590, que elegeu o papa Urbano 8º. Apesar das evidencias de ser um falso, sempre que se fale sobre a sucessão no Vaticano, o imaginário popular volta à famosa "profecia de São Malaquias."

Sobre os Papas
A mais famosa das profecias atribuídas a São Malaquias é sobre os Papas. Está composta de "lemas" para cada um de 112 Papas, desde Celestino II, eleito em 1143, até o fim do mundo.


Estes "lemas" descritivos dos Papas podem referir-se a um símbolo do país de origem, ao nome, ao escudo de armas, ao talento ou a qualquer outra coisa referente ao Papa. Por exemplo, o lema de Urbano VIII é Lilium et Rosa. Ele era de Florência, Itália, cujo escudo aparece a flor-de-lis.

As profecias estiveram perdidas até o século XVI, quando foram publicadas com o livro "Lignum Vitae" do historiador beneditino Arnold Wion. Segundo o abade Cucherat (1871), São Malaquias escreveu a profecia em Roma, entre os anos 1139 e 1140 quando visitava o Papa Inocêncio II para lhe reportar os assuntos de sua diocese. Então entregou seu manuscrito ao Papa para consolá-lo em suas tribulações. O Papa guardou o manuscrito nos arquivos romanos onde ficou esquecido até sua descoberta em 1590 (Cucherat, "Proph. de la succession des papes", ch. xv).
Os últimos Papas.
• 101: "Crux de Cruce" (A Cruz da Cruz). Pio IX (1846-1878) 
• 102: "Lumen in Caelo" (A Estrela no Céu). Leão XIII (1878-1903). 
• 103: "Ignis Ardens" (O Fogo Ardente). Pio X (1903-1914) 
• 104: "Religio Depopulata" (A Religião Despovoada). Bento XV (1914-1922). 
• 105: "Fides Intrepida” (A Fé Intrépida). Pio XI (1922 –1939). 
• 106: "Pastor Angelicus” (O Pastor Angélico). Pio XII (1939-1958). Reconhecido como um grande intelectual e defensor da paz. 
• 107: "Pastor et Nauta” (Pastor e Navegante). João XXIII (1958-1963). João XXIII foi Cardeal de Veneza, cidade dos navegantes. Conduziu a Igreja ao Con. Vat II. 
• 108: "Flos Florum” (A Flor das Flores). Paulo VI (1963-1978). Seu escudo contém a flor de lis (a flor das flores). 
• 109: "De Medietate Lunae” (Da Meia Lua). João Paulo I (1978-1978). 
Seu nome era “Albino Luciani” (luz branca). Nasceu na diocese de Belluno (do latim bella luna). Foi eleito em 26 de agosto de 1978. Na noite de 25 a 26 a lua estava em “meia-lua”. Morreu depois de um eclipse da lua. Também seu nascimento, sua ordenação sacerdotal e episcopal ocorreram em noites de meia-lua. 
• 110: "De Labore Solis” (Do Trabalho do Sol). João Paulo II (1978-2005). 
Foi capaz de um trabalho extraordinário e extenso. Nos dias de seu nascimento e morte houve eclipses solares.
• 111: "De Gloria Olivae” (Da Glória da Oliveira). Bento XVI (2005-). Toma seu nome por São Benito e Bento XV. Os Beneditinos tiveram uma ramificação chamada os "olivetans". Benedito XV destacou-se por seus esforços pela paz durante a Primeira Guerra Mundiall.
FICA SÓ UM NA LISTA:
112: "Petrus Romanus” (Pedro Romano).

Quem será o último Papa, já que em seu reinado ocorrerá o fim:
Na última perseguição à sagrada Igreja Romana reinará Petrus Romanus (Pedro Romano), que alimentará as suas ovelhas no meio de tribulações, passadas as quais a cidade das sete colinas será destruída e o temido juiz julgará o seu povo. Fim.


Escrever algo sobre você aqui!

Um comentário:

  1. Temos que esperar pra ver quem será o novo papa!!

    Tomara que a profecia esteja errada

    ResponderExcluir